Os Led Zeppelin são uma banda grandiosa, na minha opinião, e essa grandiosidade implica várias consequências em termos de imagem.

Enquadrando a época, os Led Zeppelin apareceram no final dos anos 60. Uma altura em que todos pegavam nas ideias uns dos outros e melhoravam ou trabalhavam de outra forma.

Desta forma há muitas músicas dos Led Zeppelin em que se pode ouvir uma certa ressonância com outras músicas anteriores de compositores de blues. Se procurarem no youtube há vários vídeos sobre plágio nos Led Zeppelin com a música mais antiga comparada de seguida com a dos Led Zeppelin. Na maior parte dos casos os Led Zeppelin usaram letras semelhantes ou fios condutores semelhantes, contudo uma coisa é inegável. Por muito que os Led Zeppelin tivessem pegado numa boa ideia de outro músico, o produto final com a marca dos Led Zeppelin nunca era menos do que extraordinário e em sincera opinião, não fossem os Led Zeppelin e muitos desses músicos, que viram as suas ideias usadas pelos Zeppelin, nem sequer seriam lembrados hoje.

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, tinha 20 ou 21 anos quando a banda surgiu e o facto é que nos dois primeiros discos praticamente não escreveu uma parcela de música ou texto. O que me leva a crer que perante as criações de Jimmy Page muitas vezes Robert Plant acompanharia com uma letra que já conhecia de músicos dos blues, que ele tanto apreciava. Há o exemplo de Nobody's Fault But Mine, presente no disco Presence, cuja letra é em grande parte a mesma de uma música de Blind Willie Johnson (acho eu). A verdade é que não aparece nos créditos no disco, contudo em alguns concertos Robert Plant referia-se a ele antes da música, reconhecendo de certa forma a influência desse músico para aquela música em particular.

Eu concordo que a verdade os Led Zeppelin deveriam de atribuir todos os créditos pelas músicas em que pegaram, apesar de na verdade as terem melhorado substancialmente a todas, músicas praticamente perdidas no tempo que passaram a músicas da eternidade do Rock. A verdade também é que muita gente fazia isso na altura. Há também a questão dos direitos de autor não ser nem de perto nem de longe como é agora. Até porque na altura muitas das músicas chegavam aos ouvidos das pessoas, ao serem tocadas por outras pessoas que não as originais. Não havia internet para procurar aquela canção gira que ouvimos na rádio ou num concerto num bar.

Contudo com os Led Zeppelin todas as músicas que foram aproveitadas, tornaram-se obras primas da música do Séc. XX. Verdadeiras gemas que perdurarão na história enquanto houver quem goste de Rock. Obviamente há muita coisa para além de Led Zeppelin que é Rock, mas se tivesse de escolher uma banda para definir o estilo musical, Led Zeppelin seria sem dúvida alguma a minha escolha. Portanto no fundo, com os Led Zeppelin ninguém se chateia muito, porque eles não copiaram coisas para fazer uma música de merda. Eles pegaram em coisas e adicionaram outras partes que levaram a que esses sons, hoje em dia perdidos praticamente na história, sejam hoje em dia obras de arte que devem ser contempladas e reconhecidas. Tudo graças aos Led Zeppelin.