http://www.latimes.com/opinion/op-ed/la-oe-0315-douglas-anti-semitism-20150315-story.html

O filho de Michael Douglas, aparentemente, foi vítima de um ataque anti-semítico.

Pontos prévios:
-Não tenho nada contra judeus,
-Anti-semitismo existe.

Postos estes dois pontos prévios para que não hajam dúvidas de onde eu me detenho nestas duas questões essenciais, passo a comentar sobre esta coluna de opinião no LA Times escrita pelo Michael Douglas (daqui para frente MD para facilidade de digitação).

A coluna fala de como um homem abusou verbalmente o filho do actor. O actor diz que apercebeu-se de que teria sido o facto do jovem estar a usar uma estrela de David que teria despoletado a reacção do homem. Michael Douglas não diz o que é que o homem disse à criança nem esclarece o que falou com esse mesmo homem quando o confrontou.

Mais adiante MD faz a seguinte declaração.

While some Jews believe that not having a Jewish mother makes me not Jewish, I have learned the hard way that those who hate do not make such fine distinctions.

Basicamente MD diz que é judeu, apesar de alguns judeus dizerem que se a mãe não é judia não se é judeu, mas fica ofendido porque alguém achou que ele era judeu, apesar de ele admitir que é judeu. Ok.

Depois fala sobre as concepções pré estabelecidas acerca de judeus. Nomeadamente:

“Michael, all Jews cheat in business.”

E continua:
With little knowledge of what it meant to be a Jew, I found myself passionately defending the Jewish people. Now, half a century later, I have to defend my son. Anti-Semitism, I've seen, is like a disease that goes dormant, flaring up with the next political trigger.

Em toda a honestidade, a grande pré-concepção que existe acerca de judeus tem precisamente a ver com dinheiro. Que são gananciosos e que são habilidosos nos negócios. 
Posto isto MD considera que este episódio retrata a ódio/discriminação que os judeus sofrem. 

Parafraseando Norman Finkelstein (Doutor em Ciências Políticas e proeminente investigador na área do conflito Israelo-Palestiniano) este preconceito não ultrapassa em nada o preconceito que uma pessoa gorda sofre, que uma pessoa feia sofre, que um preto sofre, ou que qualquer minoria sofre. A meu ver acho até que é insensível que este seja sempre o preconceito essencial contra judeus quando muitas outras pessoas sofrem são vítimas de preconceitos muito mais macabros e impeditivos do que os judeus.

Mais à frente fala das razões para a inflamação do anti-semitismo. Não vou falar sobre a primeira razão que ele dá, por isso salto directamente para a segunda.

A second root cause of anti-Semitism derives from an irrational and misplaced hatred of Israel. Far too many people see Israel as an apartheid state and blame the people of an entire religion for what, in truth, are internal national-policy decisions. Does anyone really believe that the innocent victims in that kosher shop in Paris and at that bar mitzvah in Denmark had anything to do with Israeli-Palestinian policies or the building of settlements 2,000 miles away?

MD queixa-se que as pessoas culpam toda a religião pelo que acontece em Israel. O problema é que é Israel que se declara repetidamente como sendo The Jewish State. O primeiro ministro Israelita Benjamin Netanyahu afirmou, repetidamente, que todos os judeus são bem-vindos em Israel. É a casa deles. Mais ainda, Israel comete atrocidades regularmente. Onde estão os judeus estrangeiros para se insurgirem contra essas atrocidades? São uma pequeníssima fracção os que o fazem. Se vamos olhar para a injustiça (que é, sem dúvida alguma, o ataque indiscriminado de cidadãos com pretextos discriminatórios) vamos olhar para todas as injustiças e não, simplesmente, resumir essas injustiças a uma questão de "Internal national-policy decisions".

Mais à frente fala de demografia da comunidade árabe e como vão haver sempre radicais. Isto é verdade, mas é verdade que os radicais são, muitas vezes, radicalizados por aqueles que são agora as vítimas. A questão da Palestina é um ponto evidente disso. Podia estar resolvida desde 1967 com a Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 242 se a mesma tivesse sido completamente implementada. Mas o que assistimos hoje é uma barbaridade. O estado em que se encontra a Faixa de Gaza após o último ataque é miserável. Os palestinianos vivem sob imensas restrições e sem grande futuro pela frente. É óbvio que esta injustiça de tratamento incita à radicalização. E enquanto isto não justifica ataques terroristas (nada justifica) é sem dúvida uma das causas na raiz do ódio extremista contra os judeus que existe e, nomeadamente, contra Israel.

It's also the responsibility of regular citizens to take action. In Oslo, members of the Muslim community joined their fellow Norwegians to form a ring of peace at a local synagogue. Such actions give me hope — they send a message that together, we can stand up to hatred of the Jewish people.

MD fala bem. Formar um anel de paz. Mas esse anel de paz só engloba o ódio contra os judeus? E o tumulto causado pelo ocidente (nomeadamente EUA e mais alguns países europeus) no Afeganistão, No Iraque, na Síria, na Líbia? Essas pessoas não merecem paz? E o povo da Palestina? Não merece paz. Por estes lugares não é necessário "gritar" por paz e por acções no sentido de implementar essa mesma paz?
No meio disto tudo o filho do MD é mais importante do que isso. Sem dúvida, para um pai, não há-de existir nada mais importante que o filho/s. Mas para uma figura pública expressar a sua opinião, deveria fazê-lo com um pouco mais de zelo, não pelo bem estar do seu filho, mas pelo bem estar do mundo.

Deverei preocupar-me mais com um punhado de idiotas que ainda é contra judeus só porque sim (como esse tipo que supostamente tratou mal o filho do MD) ou preocupar-me com povos que vivem na miséria e sem futuro à vista?



http://www.aljazeera.com/topics/events/syria-broken-nation.html

http://www.aljazeera.com/indepth/interactive/2015/03/syria-displaced-worst-humanitarian-crisis-decades-150314161720009.html

http://www.aljazeera.com/indepth/features/2015/03/fallen-leaves-arab-spring-150310060732982.html

http://www.aljazeera.com/news/2015/03/lebanon-formal-refugee-camps-syrians-150310073219002.html

http://www.aljazeera.com/indepth/inpictures/2015/03/gaza-fishermen-life-attack-150310063651354.html

http://www.aljazeera.com/indepth/inpictures/2015/02/gaza-farmers-front-lines-perpetual-war-150223184305316.html

http://www.aljazeera.com/news/2015/02/palestinian-farmers-endure-constant-war-gaza-150224054058539.html

http://www.aljazeera.com/news/2015/02/legal-battles-horizon-ruins-gaza-150212072631357.html

http://www.aljazeera.com/indepth/interactive/2015/01/24-hours-gaza-150128124650715.html

http://www.aljazeera.com/news/2015/01/rights-group-israeli-bombing-gaza-homes-policy-150128042200506.html