Já aqui falei antes dos Monty Python. Contudo, sempre que penso no primeiro episódio do Monty Python Flying Circus, deparo-me com o pensamento de que, o primeiro episódio é uma verdadeira afirmação, do género "Aqui estamos nós!". O primeiro episódio é o resumo ideal do tipo de humor que os Monty Python desejavam fazer. Ainda antes do "And Now For Something Completely Different" já eles estavam a fazer e a mostrar algo de completamente diferente.

O programa começa com a invulgar entrada de um náufrago para dizer apenas "It's" seguido do genérico em que é anunciado o nome do programa. O primeiro sketch, é aquele incomum programa de mortes famosas, apresentado por um incomum apresentador. Wolfgang Amadeus Mozart. É verdade, mortes avaliadas pela sua espectacularidade com pontuação. Contudo antes do primeiro sketchs aparece um senhor a sentar numa cadeira e o som de um porco, seguido de um risco sobre um porco desenhado num quadro. ????????????????????????

É isto que eu acho fabuloso nos Monty Python. Porquê? Um porco? O que é certo é que a piada torna-se recorrente no programa introduzindo mais tarde o sketch do professor de italiano a ensinar italiano a italianos. Cartoons altamente "Old Fashion" de Terry Gilliam, entrevistas a realizadores que não gostam de ser tratados por diminutivos. Um compositor conhecido por dois barracões. Um viking que está no programa só para dizer "Jackson". Picasso a pintar numa bicicleta em competição com os mais variados artistas plásticos. Mais cartoons e dois generais a organizar as suas tropas num mapa, onde as tropas estavam sinalizadas com porcos (?). Entrando no último sketch sobre a piada mais engraçada do mundo, que era também mortal, transformando a guerra numa piada, bastante nonsense por sinal.

Deixo aqui dois vídeos com o primeiro episódio da série, para poderem apreciar e ler (ver) a afirmação dos Monty Python.

São apenas os maiores comediantes de todos os tempos.

Parte 1


Parte 2