Bem, acabaram-se os White Stripes. Não foi um choque. Primeiro porque para uma banda que editava discos quase todos os anos estar 3 anos sem fazer nada é obviamente mau sinal.

E depois porque o Jack White basicamente está a continuar a música que fazia nos White Stripes, nos Dead Weather, só que a tinta está a acabar. E Jack White parece estar parado no tempo, porque os Dead Weather são um remake fraquinho dos White Stripes e a perder gás.

Houve tempos em que eu achava que o Jack White era um génio da música. Vi os White Stripes ao vivo em 2007 na única visita que eles fizeram a Portugal e foi um grande concerto. Sem dúvida que ele é um grande guitarrista e tem todos os dotes necessários para fazer música de qualidade, como já fez, nos White Stripes e Raconteurs. Mas desde o Elephant que as músicas que ele faz soam a deja vu de algo que ele próprio já fez. As músicas são giras mas já não tem aquela espectacularidade que a simplicidade lhes dava. Nos Raconteurs Jack White realmente floresce. Não canta sempre e tem uma banda a apoiar os seus devaneios. Gostava de ouvir um novo disco deles. Acho que o Jack White combina muito bem com o Brendan Benson a compor.

Hoje em dia, acho o Jack White uma figura desgastada. Sempre a bater na mesma tecla do rock seventies e sem realmente fazer algo de novo. Sem surpreender.

É pena que os White Stripes tenha acabado porque sempre pensei que pelo menos iam dar os concertos que cancelaram em 2008, que era o mínimo, para todas aquelas pessoas que os queriam ver na altura  não puderam por causa da doença da Meg. Mas bem, também tinha esperança que voltassem diferentes e com coisas novas. Mas pronto, acabou.

Quanto ao comunicado acho piada dizerem que "não foi por divergências artísticas" como se alguém acreditasse que a Meg tinha alguma opinião no meio daquilo tudo. Ahah.
Porque era giro vê-la a tocar bateria, mas a verdade é que aquilo não era o dom dela.

Bem...

Farewell White Stripes