O comércio tradicional é algo que nos últimos anos, tem visto a sua morte ser anunciada várias vezes. É porque os hipermercados abrem ao Domingo. É por causa dos centros comerciais. Enfim, é razão de alarme e de programas de incentivo ao comércio tradicional.

Em meu ver isto é tudo um grande disparate. Eu sou da seguinte opinião. A única maneira do comércio tradicional progredir é estar exposto a todas as ameaças. Quando há ameaças, há oportunidades, por isso, exponha-se o comércio tradicional a essas ameaças, para que o mesmo encontre o seu espaço e para que o mesmo ande para a frente.

Obviamente tenho pena de ver lojas a fechar, as verdade seja dita, ao fim de semana, que é quando as pessoas podem ir passear pelas cidades, é quando todo o comércio tradicional está fechado. É como ter um restaurante e fechar ao almoço e jantar.

O que o comércio tradicional tem de fazer, é procurar o cliente. Permitir que o cliente entre na sua loja quando o cliente lá pode entrar. Porque produto não falta ao comércio tradicional. Oferecem, normalmente, coisas melhores do que as grandes superfícies, por isso não têm que temer, têm é que criar condições para que as pessoas os visitem, em vez de fecharem aos Domingos (e por vezes Sábados) "like lazy ass motherfuckers".

E outra coisa. Muitas vezes quando entro em lojinhas, tenho aquele sentimento de que a pessoa que me está a atender acha que eu sou obrigado a ir àquela loja e, então, o atendimento é antipático e impessoal, e depois "ai Jesus que vamos à falência". Estão à espera do quê? Neste tempo em que as pessoas querem-se sentir bem tratadas, não vão longe com esse tipo de atitude.

O problema do comércio tradicional é que uma loja de roupa interior antigamente, era, provavelmente, a única da vila/cidade e, assim sendo, as pessoas eram "obrigadas" a frequentar essa loja. Hoje em dia não é assim, porque há montes de lojas dessas e ainda há grandes cadeias que se publicitam bastante bem. Porque raio hão-de as pessoas continuar a ir a uma loja onde se é atendido com sobranceria?

O facto é que quem está no comércio tradicional, são as "velhas guardas" que estão a ter dificuldade em aceitar a evolução das coisas. Se calhar, em vez de programas para incentivar as pessoas a ir ao comércio tradicional deviam de elaborar programas para incentivar o comércio tradicional a vender, porque da maneira que alguns (sim, porque há muitas pessoas super simpáticas no comércio tradicional) atendem e estando fechados aos fins-de-semana parece que, mais do que falta de vontade de comprar, há falta de vontade de vender.