"Quem dá e volta a tirar, ao Inferno vai parar", vão dizer muitos quando lerem isto.

Há pouco mais de um ano, postei aqui um post (é verdade, podia ter sido outra coisa qualquer mais foi um post) a sugerir a visita do Tumblr d'A Livreira Anarquista.

E continuo a sugerir, mas, pelo amor da sinceridade, tenho de emitir o seguinte comentário negativo à Livreira Anarquista.

Isto porque, foi editado um livro pela própria com as passagens do seu Tumblr. E eu, francamente desapontado por esta opção, tenho de confessar o meu desgosto relativamente a isso, da mesma forma que expressei alegria aquando da sugestão que aqui fiz no post acima referido.

Editar um livro que consiste em algo que já existe num formato grátis é uma de duas coisas.

Coisa nº 1

Parvoíce - O acto de publicar um livro que já existe num formato grátis é um puro e simples acto de desperdício de recursos para nada. É como ter um telemóvel para mandar mensagens e outro para ligar a dizer exactamente a mesma coisa. É inútil e sem objectivo claro. Não há nada de artístico. Não há nada de informativo nem nada de entretenimento. E digo isto d'A Livreira Anarquista, como digo da Pipoca Mais Doce e do diabo a sete.

Coisa nº 2

Dinheiro - Publicar um livro destes obviamente irá dar algum dinheiro. As pessoas que já leram eventualmente irão querer ter o livro por uma questão de culto. Outras já conhecem mas quererão ter o livro para ver se há algo "extra". Novas publicações, ilustrações, pormenores sobre a livreira etc. E outros ainda irão descobrir A Livreira Anarquista pela primeira vez.

Concluindo, é natural que A Livreira Anarquista queira aproveitar a oportunidade de fazer uns trocos, o que é sempre bom. Mas convém dizer que A Livreira Anarquista é a livreira que "destrói"os livros incipientes que pelas suas mãos passam. Que faz questão em sublinhar a inutilidade e falta de objectivo de alguns livros. E agora publica um livro, também ele incipiente e desprovido de sentido existencial.

Note-se, que obviamente continuo a louvar A Livreira Anarquista pela qualidade do seu blog. Continuo a seguir e continuo a achar muito interessante e divertido. Aliás, continuo a recomendar a visita. Mas da mesma maneira que senti necessidade de elogiar e recomendar sinto necessidade agora de criticar e expressar a minha tristeza com o facto.

Obviamente não vou para ao Inferno porque nada tirei, apenas fiz um reparo. Até porque eu sou muito bom rapaz.