Eu sei que já é dia 27. Atrasei-me.

Ainda assim quis prestar homenagem ao grande homem que morreu no dia 25 de Setembro de 1980.

John Henry Bonham foi baterista dos Led Zeppelin. Na minha opinião o maior baterista de sempre.

Ainda está para aparecer alguém com a simplicidade dele, que tenha tanto "power" como ele. Apesar de tocar numa bateria relativamente simples em termos de composição e apesar de ser tímido, de não gostar de estar muito tempo longe de casa e de ser bastante modesto, este homem tocava bateria com uma força e capacidade fora do normal.

Não é por acaso que a música do nosso blog é a "When the levee breaks" retirada do Led Zeppelin IV. Apesar de ser uma batida relativamente simples, a potêncuia de John Bonham torna toda a música um esplendor do rock incomparável.
É curioso que muitos bateristas tenham tentado replicar a entrada poderosa de "When the levee breaks" e todos eles não tenham sequer chegado perto da potência da original
.
Como acontece com Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, sem John Bonham os Led Zeppelin nunca teriam existido.

Algo que ilustra bem aquilo que é John Bonham é a forma como ele apareceu nos Led Zeppelin. Jimmy Page procurava um baterista para a banda quando Plant lhe disse que tinha um amigo que tocava baterias. A intensão de Jimmy Page era ter um baterista com 'power'. Depois de ter visto Bonham, Jimmy Page afirmou que nunca tinha imaginado algo tão poderoso.
John Bonham era tão brutal que em muitos concertos a bateria não precisava sequer de microfone para ser ouvida em perfeitas condições nos recintos.
John Bonham recriou o efeito do pedal de bombo duplo, com um pedal normal. O que é bastante espectacular e ainda não vi mais ninguém a conseguir fazê-lo.

Há muitos baterista virtuosos hoje em dia e sempre houveram. Mas ninguém consegue misturar a força e virtuosismo tão bem como John Bonham.

John Bonham morreu no dia 25 de Setembro de 1980 afogado no seu próprio vómito após um dia em que bebeu excessivamente, na continuação de um problema que já o tinha feito desmaiar em palco durante um concerto. O alcoolismo.

É nestes momentos que penso que as coisas não estão certas. Uma lenda morrer de uma maneira tão aleatória. Aleatória ao ponto da sua posição de sono ser virada para cima e não para o lado, dado que se estivesse de lado (tal como se faz com os bebés) não afogaria.

Presto-lhe homenagem 31 anos volvidos do aniversário da sua morte.

John Henry Bonham.
Bonzo's Montreux