Já há dois meses que terminamos de ver a série da HBO "Os Sopranos". Depois de digerirmos tudo muito bem digerido escrevemos agora uma opinião.

Quando compramos a caixa com todas as séries sabíamos à partida que era uma série de grande qualidade, sabíamos um pouco do enredo até porque acompanhamos parcialmente a série quando passou na rtp2. Obviamente esperávamos o melhor de uma série por muitos rotulada a melhor de sempre.

Sem entrar em pormenores da história porque são seis séries e nunca mais sairíamos daqui podemos dizer que a série é de facto fenomenal. Vai desde o guião e enredo a toda a uma série de pormenores fascinantes e quase escondidos que tornam a série um vício assinalável. Destaque para a interpretação fenomenal de todos os actores. Os nossos favoritos são James Gandolfini e Edie Falco no papel de casal Soprano. Tony Soprano é uma personagem super interessante que conseguimos adorar e odiar, mas acabámos sempre por perdoar as coisas menos correctas que ele fez. É interessante como o personagem nos leva a defender uma entidade tão dúbia e criminosa como a máfia, nos aspectos relativos à série. Ao ponto de odiarmos os polícias que estão sempre em cima do clã Soprano e da máfia em geral. James Gandolfini tem uma bela bota para descalçar, desligar-se completamente da personagem, não em relação a ele mas sim em relação ao público. Já vimos excertos de algumas interpretações dele e estamos sempre à espera que aquele homem expluda a qualquer momento num ataque de fúria "a la Tony Soprano".

Carmela Soprano é uma mulher de armas que vive com várias coisas com que poucas mulheres conseguiriam, contudo sem ser totalmente fútil. Quase sempre é possível verificar que ela põe sempre o interesse dos filhos em primeiro lugar, até quando se separa de Tony. Torna-se também ela uma personagem fascinante com todos os altos e baixos durante a história. E obviamente pelos seus "Oh my God!!!"

Os Sopranos são certamente a melhor série no que toca ao presente, isto é, excluindo aquelas séries históricas e de época pois não é possível estabelecer uma comparação entre Sopranos e, por exemplo, Roma. Mas em relação a séries contemporâneas Sopranos é sem dúvida a melhor. Tudo é humano e em quase todas as reacções de todas as personagens podemos encontrar justificações nas virtudes e defeitos das mesmas, sem que isso esteja completamente explicado. A série deixa muitas coisas no ar para o espectador entender e interpretar por si próprio.

Os Sopranos são uma série que aconselhamos vivamente. Genial. Criada por David Chase e produzida pela HBO. Vale a pena.