Terminamos esta semana de ver a série realizada em colaboração pela HBO e pela BBC. Roma. Uma série baseada na história da civilização romana, nomeadamente os tempos de Júlio César, antes e depois da sua morte.

Primeiro destaque para a série. Caracterização. Todos os pormenores são acautelados nesta série. Desde o guarda roupa aos cenários e maquilhagem das personagens. Nesta série é até possivel assistir ao envelhecimento das personagens, deveras fantástico.

Pois então o enredo centra-se sobre dois legionários. Titus Pullo e Lucius Vorenus. Dois legionários da histórica 13ª legião de Julio Cesar. Estas personagens são baseadas em dois soldados descritos nos livros de Julio César escritos durante as invasões na Gália. Julio Cesar descreve Titus Pullo como sendo um legionário intempestivo e com problemas com a hierarquia, este soldado sai da formação e ataca alguns gauleses matando-os mas depois fica encurralado, Lucius Vorenus, chefe da formatura vai atrás de Titus Pullo e mata alguns adversários acabando ele próprio cercado quando Pullo aparece e ajuda Vorenus a sair da armadilha e voltam os dois para a formação. Pullo foi posteriormente castigado mas os dois ficaram bons amigos permancendo esta história como um exemplo de amizade e lealdade. Estes soldados pertenciam à 11ª legião gaulesa, contudo, na série para adaptar esta história à história dos últimos anos de Júlio Cesar estes soldados são caracterizados como sendo da 13ª.

Estas duas personagens são bastante interessantes pela dissonância de comportamento. Vorenus disciplinado, verdadeiro, casado e sem trair a mulher desde há oito anos longe dela, crente nas suas ideias Catónicas e defensor da republica era o oposto de Pullo boémio, inconsciente e intempestivo. Contudo ambos partilhavam a lealdade e eram fortes e corajosos sendo descritos como dois dos melhores soldados da legião.

A história destas duas personagens desenrola-se durante e à volta da história de Júlio César.

Outra virtude desta série é a desmistificação da figura de Júlio César. Nas aulas de história e no senso comum, Júlio César é considerado um ditador impiedoso e cruel que matava todos os seus opositores.

Na verdade Júlio César estava na Gália quando o seu mandato de Consul estava a acabar, para quem não sabe Consul era o lugar mais alto da hierarquia da República havendo dois Consuls, o outro era Pompeu Magno. Sendo assim e tendo os adversários medo que Júlio César voltasse a Roma com o seu exército (a 13ª legião) Catão, Cipião, Bruto, Cícero entre outros senadores importantes, convenceram Pompeu a declarar Júlio César inimigo do estado, todos estes senadores eram considerados por Júlio César amigos, mas especialmente Pompeu e Bruto, com quem Júlio César partilhava amizade profunda.

Depois de declarado inimigo, Júlio César marchou sobre Roma perseguindo os seus adversários que fugiram de Roma até ao Egipto. Contudo Júlio César acolheu Bruto e Cícero de braços abertos e com toda a hospitalidade não permitindo que o pequeno desentendimento afectasse a sua relação de amizade. Mais tarde e depois de saber que Pompeu havia sido assassinado ao receber a cabeça como presente de Ptolomeu, rei do egipto, César levou o acto como insulto e fez questão de se vingar dos assassinos de Pompeu.
Regressou a Roma e tomou medidas para restituir a República, contudo e dada a confusão que estava instalada, pediu que lhe fosse atribuido o cargo de Imperator para um período de 10 anos para restabelecer a normalidade.
Bruto, Cícero, Cássius Longinus e outros senadores começam a planear um plano vergonhoso contra uma das maiores mentes da história. Júlio César implementava medidas para beneficiar os mais pobres em deterimento dos mais ricos, e obviamente esta medida não agradava aos ricos senadores de Roma. Assim sendo, nos Idos de Março, Marco António, aliado de César e militar de categoria superior é travado na entrada do senado, onde são proibidas armas. Júlio César entra sozinho e os senadores interpelam o Imperator esfaqueando-o até à morte nas escadas do senado. O último golpe foi dado por Bruto. A nós pelo menos causa repulsa que se tome tal acto contra homem tão nobre e requintado como Júlio César que perdoou os seus inimigos, para quê? Para que se desse tal traição e assassinarem-no da forma mais bárbara na casa da república.
Voltando ao início, fica provado que Júlio César não é impiedoso nem cruel, apenas é mais inteligente que todos os outros e ninguém o conseguiria vencer numa luta pública justa. Assim sendo planeou-se uma traição horrível para o matar.

A história da primeira série desenrola-se essencialmente à volta disto com os dramas de Vorenus e Pullo à mistura que não revelamos pois serão spoilers. Há, obviamente, várias partes bastante ficcionadas na série e que não devemos levar como certas, para isso aconselho toda a gente a informar-se sobre a verdadeira história antes de tomar tudo o que acontece na série como sendo verdade.

A segunda série centra-se no pós morte de Júlio César. A confusão é instalada e Marco António e Octaviano, sobrinho de César, aproveitam para ficar com o poder de Roma. Realçar que Marco António sempre foi leal a Júlio César e apenas aproveitou a oportunidade para impedir que os traidores assumissem o poder e declarassem Júlio César um tirano. Depois instala-se a discórdia entre Marco António e Octaviano, este último considerado no testamento de Júlio César como filho legítimo do Imperator. Octaviano quis receber os méritos desse testamento que lhe contemplava todos os bens que restassem de Júlio César após a doação de uma porção de dinheiro ao povo de Roma, também prevista no testamento. Assim sendo Octaviano parte para norte e trava uma luta com Marco António, vencendo a luta com o apoio do senado. Bruto e Cassius foram obrigados a sair de Roma e Octaviano declara-os inimigos do estado e assassinos de Júlio César. Alia-se a Marco António e derrotam os assassinos sendo que depois a discórdia volta a instalar-se e termina com a victória de Octaviano.

Toda a série está perfeita, a ficção está perfeitamente misturada com a verdadeira história de Roma, não estando nem de mais nem de menos, permitindo assim que a série tenha um enredo bem mais interessante do que aconteceria se restringisse apenas à história real. Os actores são de excelente qualidade e adequam-se perfeitamente aos perfis das personagens.

Série que para nós, é a melhor série a nível histórico que se pode ver. Excelente.