Primeiro Capítulo.

Photobucket

Especial Heróis da Guitarra. Como podem ver, no ano passado a Blitz teve o desplante de publicar uma capa onde põe, basicamente no mesmo patamar 5 nomes.

Jimi Hendrix, Jimmy Page (até aqui tudo bem, a partir daqui é que fica estúpido), Slash, Legendary Tigerman (:O) e Jack White.

Eu faria figura de estúpido se dissesse que estes cincon guitarristas não são bons. São sim. Todos eles têm grandes riffs, que uns gostam mais e outros gostam menos e têm um "feeling" pela guitarra.

Agora, há uma coisa. Jimi Hendrix, nos Estados Unidos reinventou a forma de tocar guitarra, com a utilização de fuzz e pedais de expressão dando um novo ar à guitarra eléctrica. De certa forma e com a sua capacidade recriou a guitarra eléctrica.

Jimmy Page pouco depois aparece em Inglaterra e dá à guitarra o ar e o som mais poderoso conhecido até à data reinventando não só a forma de tocar guitarra mas a forma de se escrever música rock.

Nada seria o mesmo depois destes dois senhores, portanto é absurdo colocar estes dois lado a lado com três guitarristas que bebem toda a influência jorrada pelos dois primeiros. Apenas por uma questão de respeito pela história da guitarra eléctrica.

O mote da edição é ainda mais ridiculo. "Como eles derrotaram a cultura DJ". Isto é fabuloso. Porque primeiro ninguém percebe bem o que é que se quer dizer por DJ. Se é o DJ que põe a música na rádio ou se é o DJ que põe música nas discotecas.

Se é o DJ que põe música nas rádios é estúpido, porque nos anos sessenta e setenta a rádio passava o que era realmente bom. Led Zeppelin passava na rádio, Jimi Hendrix passava na rádio, Eric Clapton e os Cream, Pink Floyd etc etc passavam na rádio, não por cedência mas por real admiraaçao pelos bons trabalhos. Isso de facto não acontece com os DJ's de hoje que só passam aquilo que a maioria quer ouvir, mas daí a estupidez. Há uma grave desadequação temporal na afirmação.

Se é o DJ que passa a música (ridícula) na discoteca, é também estúpido, porque nenhuma destes músicos deve ter músicas a passar nas discotecas (á excepção de alguns remix da Seven Nation Army).

Quanto ao Slash, não sei se alguém reparou mas ele continua a ser o mesmo tipo que tocava nos Guns'n'Roses. E continua a viver dessa fama. Não tem um único trabalho relevante para apresentar. Guns'n'Roses que são tão espectaculares que um dos seus maiores sucessos nem é deles, é do Bob Dylan.

Jack White é uma pessoa de quem eu até gosto mas que desde a paragem dos White Stripes me vem desiludindo. Precisa de fazer um refresh e precisa que alguém lhe diga que não basta fazer música com de 1970 para ter boas músicas. Os Dead Wheather deviam ser Under the Weather. São muito fraquinhos.

Legendary Tigerman, nem comento. Só acho que ele pode tocar milhões mas não tem nenhum trabalho fora de série.

Segundo Capítulo

Photobucket

Como se pode ver na segunda capa publicada este mês (portanto é estupidez fresquinha) a Blitz teve o duplo desplante de apresentar os Heróis da Guitarra gama baixa. Passo a apresentar. Da esquerda para a direita.

Mark Knopfler - É um guitarrista que tem uma forma fabulosa de tocar baseada em técnicas da idade média e tem um toque próprio, mas que mesmo assim é relegado face a Slash, Jack White e Legendary Tigerman (:0).

Tom Morello - É um guitarrista um tanto ou quanto conceptual, mas pessoalmente não gosto nem creio que seja dos melhores, é dos mais admirados, que é diferente, mas fans dos Rage Against the Machine há aos molhos.

Matt Bellamy - É um guitarrista, que ultimamente é mais falado pela intenção de tocar no espaço do que pela música que faz. É verdade que tem bons riffs de guitara, mas também é verdade que parece ter-se esquecido como é que se faz desde que decidiu que o objectivo era chegar aos EUA e então até músicas de merda para o crepúsculo de merda fazem. Ouvi dizer que estava para ter um filho ou que já teve (o tipo de coisas que se fala na Blitz). Tendo em conta que a mulher dele é a Kate Hudson, que tem muito nome e pouco trabalho, e tendo em conta que começaram a namorar na Primavera de 2010, se calhar até teve o filho para ter um pouco mais de visibilidade nos EUA. Basicamente, é um vendido.

Kurt Cobain - Kurt Cobain pode ter escrito muito boas músicas, das quais não gosto, mas bem daí a ser grande guitarrista é um abismo. A Blitz não acha o mesmo. Não interessa se ele era um tipo que nem honestidade artística tinha para parar de tocar a Smells Like Teen Spirit quando obviamente já estava farto. Toca guitarra? Sim. É conhecido? Sim. É uma autêntica lenda por fazer música de colégio e foi elevado a lenda após o suicídio? Sim. É um grande guitarrista? Não, mas que é que interessa? É isto que vende,

Angus Young - Só digo isto. Um tipo que é mais conhecido pela parvoíce (dança) que faz enquanto toca do que pela sua música.

Resumindo a Blitz em 10 nomes deixa para trás, só para referir alguns: Eric Clapton, David Gilmour, Stevie Ray Vaughn, BB King, Keith Richards, Ritchie Blackmore, Jeff Beck, Les Paul, Carlos Paredes (que em alguns sites está no top 50 de sempre), Brian May e a lista goes on and on and on and on and on...

Acho ridícula a falta de honesitdade intelectual desta revista. Eles deveriam dizer os 10 guitarristas mais venerados. Uns pela qualidade e outros pela parvoíce.
Porque Jimi Hendrix e Jimmy Page foram revolucionários. Depois há muitos guitarristas que têm um toque diferente, mas por exemplo o Matt Bellamy tinha um estilo que alterou apenas para ter mais sucesso. O que é muito estúpido.