Michael Jordan é, para já considerado por muitos o melhor jogador de basquetebol de sempre. Ninguém põe em causa todas as suas qualidades e ele está lá bem alto na apreciação dos fans. Eu incluído.

His Airness, como lhe chamam, tem a melhor média de pontos por jogo de carreira e não parece que alguém esteja perto de o vencer. Ganhou cinco prémios de melhor jogador da temporada regular e seis prémios de melhor jogador das finais numa carreira que culminou com seis títulos da Nba terminando a sua carreira com 32292 pontos marcados. Atrás apenas de Karl Malone (36928) e Kareem Abdul Jabbar (38387).

Os números não enganam. Jordan mudou a Nba com o seu estilo de jogo e conquistou toda a gente. A Nba ficou mais popular às custas dele e ele agora é multi milionário sendo dono da equipa Charlotte Bobcats.

Após Michael Jordan houve e continua a haver apenas um jogador que ensombra o trono de Jordan. Ainda joga e é sem dúvida o jogador mais influente da actualidade. Estou a falar de Kobe Bryant.

Kobe Bryant é um excelente jogador que tem algumas coisas que Jordan não tem. Por exemplo. Haters.Kobe é dos jogadores mais odiados de sempre da Nba. Primeiro porque não foi à universidade entrando para a Nba apenas com 17 anos. Depois porque bem, Kobe é americano mas viveu grande parte da sua infância em Itália e é rápido a dizer que as pessoas nos EUA não fazem ideia do mundo fora do país, inclusive pagando bolsas a jovens estudantes talentosos para que possam estudar na Europa. Toda a gente consegue ver que os Norte Americanos são bastante snob em relação ao que se passa fora do seu país. Kobe é um tipo que diz que o "real football" é aquele que se joga na Europa que eles lá conhecem como "Soccer" e que é o nosso futebol. Bem, uma série de coisas que os Norte Americanos não gostam de ouvir mas que nós sabemos que é verdade.

Mas bem, voltando ao Jordan eu não vou esboçar comparações estatísticas. Jordan tem muitos recordes, Kobe quebrou muitos recordes alguns do Jordan, como a melhor performance de sempre no Madison Square Garden, onde Jordan marcou 55, Kobe marcou 61. Num só jogo Jordan fez 69. Fica atrás ainda de David Robinson que fez 71. Kobe Bryant fez 81, só superado por Wilt Chamberlain nos anos sessenta que fez 100 num jogo que segundo os relatos os adversários terão feito faltas propositadamente para que Wilt chegasse aos 100.

Para chegar ao ponto. Michael Jordan diz que Kobe talvez (?) seja um dos dez melhores jogadores bases de sempre. Isto é, Jordan acha que um jogador como Kobe não faz parte dos melhores de sempre. Todos os analistas têm sido unânimes na incompreensão desta afirmação. A questão verdadeira é: Kobe ultrapassa ou não Jordan no trono? Eu tenho a minha opinião favorável a Kobe. Jordan agradava a toda a gente e preocupava-se com isso. Kobe nem por isso e esse facto agrada-me porque bem, eles estão lá para jogar, não para agradar. Kobe tem uma vontade feroz e se é verdade que Jordan jogou um jogo com gripe Kobe jogou os Playoffs do ano passado com dores de costas, dedo mindinho deslocado, dedo indicador partido (ambos na mão lançadora), entorse no cotovelo, entorse no joelho direito. Lesões que o afectaram praticamente durante toda a época e Kobe recusou-se a parar de jogar. Toda a gente disse que ele devia parar que não ia conseguir etc. Resultado 29.2 pontos por jogo de média nos Playoff e mais um título na algibeira. É isto que eu aprecio em Kobe Bryant. Toda a gente diz que ele não vai conseguir, mas ele consegue continuar em grande nível, se os Los Angeles Lakers não ganharem dificilmente será por falta do desempenho de Kobe Bryant. Há muitas pessoas que em empregos sem esforço físico faltam por causa de dores de cabeça. Agora imaginem se tivessem essas lesões todas e tivessem de jogar.

Quanto a Jordan só justifico a afirmação dele com um problema qualquer que ele tenha na avaliação ou na relação com Kobe Bryant. Será que foi por causa disto?


Quem sabe?