"Caleb Followill, baterista da banda, afirmou que jamais iria autorizar que as suas músicas sejam utilizadas pela série, numa entrevista à revista "The Hollywood Reporter".

Face à nega, Ryan Murphy, o criador da série, chamou aos membros da banda "estúpidos egocêntricos", incapazes de perceber que se "emprestassem" as músicas, "uma criança de sete anos poderia decidir entrar para um coro ou aprender a tocar um instrumento musical, depois de ver alguém cantar uma música de Kings of Leon"."
 
Isto refere-se a uma notícia acerca de uma troca de palavras azeda entre os criadores da série "Glee" e o baterista ou guitarrista (não sei ao certo) dos Kings Of Leon.
 
Não vou defender a série que nunca vi mas das pontas que me foram presenteadas obviamente não parece grande coisa. Mas uma coisa é certa. O criador da série faz um ponto bem visto.
 
Hoje em dia quando se põe uma criança no infantário perde-se o controlo sobre a criança no que diz respeito à criação de gostos e avaliação de qualidade, nomeadamente a nível musical.
 
Porquê? Porque no infantário as educadoras são bastante lestas a dar a ouvir às crianças não só as músicas do Mestre André como as músicas da Shakira. O que é errado, pois está desde logo a induzir as crianças a gostar da porcaria pop de terceira qualidade que se farta de passar na rádio e na tv, cortando logo à partida a maior parte do interesse que uma criança pudesse vir a ter num outro tipo de música.
 
Isto traz implicações profundas no que diz respeito à música que se ouvirá no futuro. As crianças, educadas musicalmente à base de porcaria vão crescer e eventualmente cantar ou tocar um instrumento. E a música que vai vir da voz ou do instrumento será arraçada da porcaria que lhe foi enfiada na cabeça durante todos os anos no infantário, na escola e na rua.
 
Daí que o criador tem um ponto válido que é, se uma criança ouvisse na mesma série Katy Perry e Kings Of Leon tinha uma escolha que poderia fazer. Poderia gostar de um ou do outro, sendo duas músicas perfeitamente diferentes.
 
Se bem que não só a série é fraca como os Kings Of Leon, são a meu ver, mais uma banda no monte Indie que continuam a surgir, pelo que a escolha seria fraca. Mas pelo menos era uma escolha.
 
Agora imaginem se no infantário em vez de darem às crianças a ouvir música brasileira rasca e Shakira, dessem música clássica, alguns clássicos ligeiros do rock, umas músicas dos Beatles, uns Blues do Ray Charles ou coisas do género. A diferença no futuro seria notória, porque as crianças ouviriam porcaria na rua mas no infantário ouviam coisas diferentes e aí teriam todas as condições para fazer uma escolha consoante os "seus gostos" e não consoante os gostos de um adulto qualquer que lhes deu uma porcaria qualquer.
 
Ah, e não venham dizer que são músicas demasiado pesadas para crianças, porque um Hit the road Jack do Ray Charles ou a Communicatio Breakdown dos Led Zeppelin são músicas bem divertidas e fáceis de dançar. Ou até mesmo a Yellow Submarine.
 
Obviamente estas músicas deveriam ser uma parte menor da música que uma criança ouve porque o importante nessa idade é aprender a música do Mestre André e do Atirei O Pau Ao Gato.