EvilSuperstars
Já ouvi, e ainda ouço, esta banda há mais de meio ano. Só agora tive vontade de fazer um review acerca dos discos. Começando pela banda. Evil Superstars ganharam um concurso bastante popular na Bélgica chamado Humo's Rock Rally em 1994. Apenas a título de exemplo a banda belga dEUS, participou também neste concurso dois anos antes tendo ficado em nono. Os Evil Superstars ganharam e o prémio era a possibilidade de gravar um EP.
A banda liderada por Mauro Pawlowski gravou um EP com quatro músicas. Um cartão de visita perfeito. Todas as músicas foram escritas pelo guitarrista e vocalista Pawlowski. A entrada do disco faz-se com Must Be Mystery Puke. É uma música bastante leve oscilando entre uma guitarra bluesy e outra bastante mais suja seguinde sempre a mesma estrutura entrando depois num refrão pausado e perfeitamente encaixado em toda a música. A letra é simplesmente absurda. “What's this? Why don't you take a look? Must be mystery puke”. Sintomático.
A segunda música, Stay angry, é bastante nervosa e a alternância entre melodias, ritmos e tons é absurda, contudo espectacular. Compreendo que nem toda a gente goste, mas o facto é que aos meus olhos (ou ouvidos) a música tem uma personalidade fascinante. As alternâncias que estão todas no sítio exacto e oportuno. A guitarra delirante de Mauro revela o grande guitarrista escondido atrás da aparência “so called” sex symbol belga. Do hard rock, ao reggae a música abrange momentos dispares e sem relação aparente. A letra, igualmente absurda.
(Nothing but a) Sluthead. Sobre uma guitarra oscilante e um sintetizador alucinado monta-se esta música que mais tarde varia para um típico ritmo rock no refrão. A letra absurda revela a continuação do absurdismo na própria música. A constante oscilação entre melodias faz também oscilar-nos por entre ambientes.
O EP fecha com Nice Feelings Now. Uma música estranha pois aparentemente é mais uma música de Absurd Rock mas obtem um carácter bastante nostálgico durante a sua progressão, voltando mais tarde ao rock e acabando numa apoteose de som, com a guitarra forte acompanhada também de uma bateria pujante.
É bastante difícil descrever as músicas. Diria que é tão dificil descrever as músicas como arranjar o EP para comprar. As músicas contêm demasiadas nuances para que se possa entender a lógica dlo rock absurdista praticado pela banda. É preciso ouvir, e de preferência gostar, para compreender e assimilar a complexidade das músicas. O que se pode dizer mais é que o disco oscila não só entre ritmos, mas mais do que isso entre ambientes, da alegria e do extase de Stay Angry à nostalgia de Nice Feelings Now e à apatia de Must Be Mystery Puke. É essa capacidade de nos fazer viajar instantaneamente que eu admiro neste EP e na música em geral dos Evil Superstars.
Os Evil Superstars são Mauro Pawlowski, guitarrista vocalista e autor de todas as músicas, Dave Schroyen na bateria, Marc Requile no piano e Bart Vandenbroek no baixo.